Mas, enquanto buscamos salvar a Sala de Arte, uma boa notícia para os admiradores do bom cinema. A Rede Cinépolis está se associando ao projeto Cinema de Arte, idealizado pelo cearense Pedro Martins Freire. A partir de hoje, as cidades de Fortaleza, Salvador, Natal, Recife e João Pessoa receberão em suas salas filmes de arte que não encontram espaço nos cinemas de shopping. Essa semana tem: Para Sempre Alice, Mapas para as Estrelas, Fim de semana em Paris, A Família Belier, 118 Dias, O Segredo das Águas, Sinfonia de Necrópole, O Duelo. Que possamos ter cada vez mais espaços para esses filmes.
118 Dias (Estados Unidos, 2014)
Direção: Jon StewartO jornalista Maziar Bahari é enviado para cobrir as eleições presidenciais no Irã em 2009, onde o atual presidente Mahmoud Ahmadinejad corre o risco de não se reeleger. Após uma vitória folgada de Ahmadinejad, rumores de que a eleição teria sido fraudada provocam diversas manifestações populares, algumas repelidas com violência pela polícia local. Bahari se envolve com os manifestantes e é preso pelo Governo sendo acusado falsamente de conspiração. E durante dias é torturado para que confesse o crime que não cometeu.
Thomas: Bom filme. A tortura psicológica é pior que a física e o coitado aguenta até onde pode. Gosto da forma como o filme mostra isso, assim como mostra também o poder da alma, mesmo que sob pressão. Bonito isso, né? Lumi disse que pareci um filósofo agora.
Renascida do Inferno (Estados Unidos, 2015)
Direção: David GelbUm grupo de médicos cientistas pesquisa uma fórmula que possa mexer no sistema nervoso a que eles dão o nome de soro de Lázaro. A ideia era ajudar pacientes em coma, mas logo eles estão fazendo experiências em animais mortos. E quando Zoe sofre um acidente no laboratório, eles acabam aplicando o soro nela. Mas, ao trazê-la de volta à vida, as coisas não acontecem conforme o esperado.
Thomas: Bomba. Se são daqueles que tem pouco tempo, reservem para outros filmes. Este é um apanhado de erros e a justificativa para mulher virar o chupa-cabra que vira é tão tolo, mas tão tolo que nem Lumi teve medo.
Outras Estreias:
Blind (Noruega, 2014), de Eskil Vogt
Duas Irmãs, uma paixão (Alemanha, Áustria, Suíça, 2014), de Dominik Graf
Força Maior (Suécia, Dinamarca, França, Noruega, 2014), de Ruben Östlund
Kingsman - Serviço Secreto (Estados Unidos, 2014), de Matthew Vaughn
Simplesmente Acontece (Reino Unido, Alemanha, 2014), de Christian Ditter
A História da Eternidade (Brasil, 2015)
Direção: Camilo Cavalcante
Em um pequeno vilarejo no Sertão, três histórias de amor e desejo revolucionam a paisagem afetiva de seus moradores. Personagens de um mundo romanesco, no qual suas concepções da vida estão limitadas, de um lado pelos instintos humanos e do outro por um destino cego e fatalista.
Thomas: Gostei. Tem essa cara de filme que a Cobra adora, mas é capaz de encantar até Lumi. Um filme bem feito, bem contado e intenso. E Irandhir Santos, puxa, sou fã desse cara.
O Duplo (Reino Unido, 2013)
Direção: Richard Ayoade
Tímido, solitário, rejeitado pela mãe e desprezado pela amada, Hannah (Mia Wasikowska), Simon (Jesse Eisenberg) tem um choque ao conhecer seu novo colega de trabalho, de nome James. Fisicamente idênticos, os dois são opostos em termos de personalidade
Thomas: É preciso viajar na onda do filme pra simpatizar com ele. Mas, no geral, é bacana. Lumi dormiu no meio, mas tem algo ali ainda que misture muitas referências.
Sniper Americano (Estados Unidos, 2014)
Direção: Clint Eastwood
Baseado na história real de Chris Kyle, um atirador de elite das forças especiais da marinha americana que matou mais de 150 pessoas durante cerca de dez anos.
Thomas: O eterno cowboy é bom, Bradley Cooper está ótimo, mas o filme exalta demais esse orgulho norte-americano de matar em nome de algo maior. Complicado...
Bob Esponja - Um herói fora d’água(Estados Unidos, 2015)
Direção: Paul Tibbitt
O pirata Alameda Jack enfim conseguiu encontrar um livro mágico onde todos os planos malignos que escreve se tornam realidade. Entretanto, ele precisa da última página do livro, que está de posse de Bob Esponja, no fundo do mar.
Thomas: Se você curte o desenho, vai gostar, até porque eles passam mais tempo dentro que fora d'água. Agora, me deu uma vontade de comer hambúrguer de siri...
Dois Dias, Uma Noite (França, Bélgica, 2014)
Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Sandra descobre que seus colegas de trabalho optaram por ganhar um bônus ao invés de mantê-la na equipe. Ela tem um final de semana para convencê-los a abrirem mão de seu bônus para que ela possa manter o seu emprego.
Thomas: Aquele estilo forte e realista dos irmãos Dardenne, né? Tem coisas incríveis, mas bom mesmo é a atuação da bela Marion Cotillard.
Operação Big Hero (Estados Unidos, 2014)
Direção: Don Hall e Chris Williams
Um garotinho superdotado vai encontrar ajuda em um robô criado por seu irmão mais velho quando seus planos não saem como ele esperava.
Thomas: Outro filme divertido, que poderia ser melhor explorado, mas que as crianças vão adorar. Lumi já está procurando saber como consegue um Baymax para ele. Socorro...
Birdman ou (A inesperada virtude da ignorância) (Estados Unidos, 2014)
Direção: Alejandro González Iñárritu
No passado, Riggan Thomson fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway.
Thomas: Esse sim, grande filme. A forma como brinca com teatro, cinema, fama e talento me empolgou. Apesar de dizerem que é comédia, é um grande drama psicológico. Muito bom mesmo, principalmente, a brincadeira entre imaginação e realidade.
Relatos Selvagens (Argentina, 2014)
Direção: Damian Szifrón
Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.
Thomas: Rapaz, vou te dizer, esses filmes normalmente a gente gosta de uma ou duas tramas, odeia outra e o resto é mais ou menos, certo? Errado. Aqui, todos os seis são bons filmes e conseguem nos envolver e divertir durante toda a projeção. Muito bom. Esses argentinos...
Depois da Chuva (Brasil, 2013)
Direção: Cláudio Marques, Marília Hughes
Jovem vivencia a época de reabertura de seu país que tem consequências no colégio em que estuda. Ao mesmo tempo em que lida com as mudanças da juventude e a descoberta do amor.
Thomas: Muito legal a forma com que o filme trabalha os acontecimentos do colégio em paralelo com os acontecimentos do país. Gostei. Do tom melancólico, do punk, do anarquismo, das reflexões.
Whiplash - Em busca da perfeição (Estados Unidos, 2015)
Direção: Damien Chazelle
Garoto está no primeiro ano da faculdade de música quando chama a atenção do professor Terence Fletcher e tem uma chance na orquestra da instituição. Mas, o que seria um sonho, pode se tornar um pesadelo pelo rigor do mestre.
Thomas: Forte, eletrizante. Cara, até eu que não curto jazz fiquei aqui batucando minhas pernas. Muito louco mesmo. Mas, só sendo muito louco para ir às últimas consequências assim em busca da perfeição.
Classificação: 1 - Péssimo, 2 - Regular, 3 - Bom, 4 - Muito Bom, 5 - Excelente