
Tom Ward é um fazendeiro, cansado com sua rotina enfadonha, que sonha com algo mais na vida. Até que seu destino se cruza com a de um velho mestre, que pertencia a uma ordem de cavaleiros hoje dizimada seja pela morte ou por sucumbir às trevas. O garoto fazendeiro se torna aprendiz do cavaleiro e passa a combater o mal, sendo a grande esperança de que o bem vença essa batalha. E também há um segredo em sua genealogia, mas, guardadas as proporções, não resisti à comparação.

Não li o livro, mas nos próprios créditos os roteiristas já se protegem dos fãs mais ardorosos dizendo ser essa uma obra inspirada e não uma adaptação fiel. Muita coisa foi modificada, ficando apenas a essência do mundo onde criaturas mágicas interagem com seres humanos em uma espécie de Idade Média a la Tolkien. Bruxas e magos também podem transitar entre a luz e as trevas, ainda que tudo pareça mais raso aqui.

E, pelo menos nela, há alguma emoção. Ainda que algumas cenas caiam no clichê extremo como um rio que, do nada, acaba em uma cachoeira. As batalhas também parecem fáceis, em um ritmo de videogame no modo iniciante. É impressionante que tanto poder seja combatido de maneira quase simplória. Vide a batalha final que parece não justificar algumas preparações.

Ainda assim, Julianne Moore e Jeff Bridges conseguem defender com dignidade seus personagens. Mesmo com visuais extravagantes, a atriz consegue trazer verdade a Mãe Malkin, nos dando uma figura imponente e sedutora, sem cair na caricatura fácil. Assim como o ator constrói o seu velho caça-feitiço com algumas nuanças interessantes, inclusive os seus sentimentos pela feiticeira. Destaque ainda para a pequena participação de Kit Harington (o Jon Swon de Game of Thrones).
Sem grandes compromissos, O Sétimo Filho pode ser um entretenimento raso com alguma diversão. Porque é ágil, possui uma construção de efeitos interessante e uma coleção de batalhas frenéticas. Mas, enquanto filme não nos acrescenta muito, parecendo uma grande mistura de muita coisa já vista, sem um rumo que justifique tanta esforço empregado. Uma pena, parecia ter potencial para mais.
O Sétimo Filho (Seventh Son, 2014 / EUA)
Direção: Sergey Bodrov
Roteiro: Charles Leavitt, Steven Knight
Com: Ben Barnes, Julianne Moore, Jeff Bridges, Alicia Vikander
Duração: 102 min.