
Mais do que um documentário sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, esse é um filme sobre vocação, fotografia, sonhos, buscas e, principalmente, pessoas. Que, como o próprio fotógrafo fala, são o sal da terra. O diretor alemão foi convidado pelo próprio Sebastião e seu filho Juliano Ribeiro Salgado, que co-dirige o filme. Segundo ele próprio explica em tela, pai e filho queriam um olhar de fora para ajudar a contar essa história.

O roteiro é bastante feliz nessa estrutura mista. Só o prólogo já vale a experiência quando a voz de Wim Wenders nos introduz na trama explicando o significado da palavra fotografia. A passagem de bastão para Juliano Ribeiro, que narra uma parte menor do filme, também é bastante fluída, quase como uma brincadeira de criança no momento em que o garoto cresce.

Esse clima de intimidade é gostoso e nos faz embarcar na história de uma maneira intensa. Como é, essencialmente, um fotógrafo social, temos imagens fortes de pobreza, desnutrição, fome, morte. Mas, também de outras culturas, formas de vida, espaços pouco habitados, animais diversos. É uma verdadeira jornada pelo planeta Terra em fases bem definidas que vai sendo pontuada pela história do próprio fotógrafo, seu exílio do Brasil, a descoberta da fotografia, os primeiros projetos e o sucesso atingido.

É curioso também que o filme esteja sempre sendo conduzido em duas línguas bases, o inglês na narração dos diretores e o francês na fala do fotógrafo. Apesar de ser brasileiro, pouso se houve de português na tela. Apenas quando pai e filho trocam algumas palavras, ou no depoimento do Sebastião, pai do fotógrafo.
O Sal da Terra é uma imersão na obra de Sebastião Salgado, mais do que na própria vida do fotógrafo, ainda que fiquemos sabendo muito dela, inclusive do seu trabalho com sua esposa, Lélia Wanick, para reflorestar a fazenda da família que se transformou hoje no Instituto Terra. Sem dúvidas uma bela jornada a ser seguida.
O Sal da Terra (The Salt of the Earth, 2014 / França / Brasil)
Direção: Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado
Roteiro: Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado, David Rosier, Camille Delafon
Duração: 110 min.