
Morte de um Homem nos Bálcãs é um filme sérvio dirigido por Miroslav Momcilovic, que ainda é inédito no Brasil. Nele, um músico se suicida diante de sua webcam que continua ligada. E toda ação que acontece a partir daí em seu apartamento incluindo vizinhos, agente funerário e polícia ficam registrada por ela. Uma produção simples, barata, que depende muito mais dos atores e da mise-en-scène naquela sala.

De músico, o suicida se tornou um roteirista de programas de humor da Rede Globo. E as piadas também giram em torno da "Vênus Platinada", tendo uma vizinha que é ex-atriz do canal e os empregados planejando a forma como vão aparecer no jornal dando depoimento sobre o caso. Na verdade, o filme inteiro mistura crítica e homenagens à falsidade humana e à exposição excessiva dos dias atuais. Tem até uma vizinha que faz selfies com o cadáver.


Lázaro Ramos, inclusive, é aquele que mais aparece em cena. O porteiro Geneton é o primeiro a entrar em cena e está sempre por ali, tomando conta do morto, brigando para ligar o ar condicionado, tentando almoçar ou simplesmente se arrumando para aparecer melhor na câmera. Ele segura o humor de maneira inteligente e divertida, sem precisar apelar para gags tolas, escatológicas ou sexuais. E mesmo tendo atores e revezando em frente a uma câmera parada, o texto e as atuações conseguem segurar o espectador que quase não vê o tempo passar.
Apesar de ter um pano de fundo crítico, reforçado pelo cinismo das pessoas que agem de maneira diferente quando estão sós ou sendo vistas, Sorria, Você Está Sendo Filmado é uma comédia com poucas pretensões. Um filme divertido e bem estruturado que vale por isso. Nada contra a uma boa comédia. O cinema nacional poderia continuar apostando nesse caminho. Mas, claro, sem torná-lo o único.
Sorria, Você Está Sendo Filmado (2015 / Brasil)
Direção: Daniel Filho
Roteiro: Fernando Ceylão, Daniel Filho
Com: Lázaro Ramos, Juliano Cazarré, Thiago Rodrigues, Thiago Martins, Lúcio Mauro Filho, Roberta Rodrigues, Deborah Secco, Susana Vieira, Aramis Trindade, Theresa Amayo, Otávio Augusto, Marcos Caruso
Duração: 80 min.