
Aliás, bons filmes inéditos é que o Festival mais tem. A abertura da edição deste ano será com o aclamado vencedor do Prêmio Goya, Paco de Lucía: La Búsqueda, de Curro Sánchez, sobre um dos maiores nomes da guitarra flamenca. O documentário é dirigido por seus filhos e já bateu recorde de bilheterias na Espanha.
Tem também Mr. Dynamite: The Rise of James Brown, dirigido por Alex Gibney. O filme mostra o início da carreira de Brown até seu envolvimento com a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, com entrevistas e imagens inéditas. Sendo produzido por Mick Jagger. E ainda Heaven adores you, de Nickolas Rossi sobre Elliott Smith que teve sua carreira catapultada após vencer o Oscar de melhor canção original com Gênio Indomável.
Mas, não só de filmes internacionais vive o In-Edit. A edição de Salvador terá dezoito filmes nacionais divididos entre longas e curtas. Onde o maior destaque talvez seja My name is now, Elza Soares, de Elizabete Martins Campos, sobre a intensa cantora, que ainda não estreou comercialmente, e passou por aqui no Panorama Internacional Coisa de Cinema. Um filme forte como a retratada.
O outro grande destaque é Eu sou Carlos Imperial, filme de Renato Terra e Ricardo Calil, sobre Carlos Imperial, criador de programas de televisão, um dos pioneiros do Rock'n'Roll no Brasil, compositor de grandes sucessos e que lançou as carreiras de Roberto Carlos, Elis Regina, Wilson Simonal, Ronnie Von, entre outros. O filme levou uma menção honrosa do júri oficial do evento.
Já o grande vencedor foi Yorimatã sobre a dupla Luli e Lucina, com direção de Rafael Saar. A dupla assina a autoria de diversas canções famosas nas vozes de nomes como Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Tetê Espíndola, Nana Caymmi. O filme será exibido em Salvador na quarta-feira.
Tem ainda Samba e Jazz, de Jefferson Mello, que traça um paralelo entre o Samba do Rio de Janeiro e o Jazz de New Orleans através do carnaval; Yorimatã, do diretor Rafael Saar, sobre Luli e Lucina; Premê, Quase Lindo, filme de Alexandre Sorriso e Danilo Moraes, sobre a banda Premeditando O Breque. Sete Corações, de Dea Ferraz sobre o frevo; entre outros
PROGRAMAÇÃO SALVADOR
14/07 - terça-feira
20h: Paco de Lucía: La Búsqueda *(grátis)
15/07 - quarta-feira
14h30: Zirig Dum Brasília - A arte e o sonho de Renato Matos * (grátis)
16h: Sete Corações
18h: Yorimatã
20h: Mr. Dynamite: The Rise of James Brown
16/07 - quinta-feira
14h30: Matança (grátis)
16h: Jogo de Corpo. Capoeira e Ancestralidade
18h: Autoluminescent: Rowland S. Howard
20h: The Damned: Don't You Wish That We Were Dead
17/07 - sexta-feira
14h30: Sintonizah (grátis)
16h: Basically, Johnny Moped
18h: Sem Dentes - O Banguela Records e a Turma de 1994
20h: Fresh Dressed
18/07 - sábado
14h30: Premê. Quase lindo *(grátis)
16h: Samba e Jazz
18h: Heaven Adores You
20h: Eu sou Carlos Imperial
19/07 - domingo
14h30: Curtas (grátis)*
16h: Broken Song
18h: Nas: Time is Illmatic
20h: My Name is Now, Elza Soares
IN-EDIT BRASIL - 7º Festival Internacional do Documentário Musical
Salvador: de 14 a 19 de julho
Na sala Walter da Silveira
Rua General Labatut, nº 27, subsolo, Barris, Salvador - BA
Ingresso: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia)
Visite o site oficial.