
Na trama, Fernandinho é um garoto hiperativo que cria confusão em casa todos os dias que volta da escola. Sempre aprontando e não se importando com os outros. Até que seu pai tem a ideia de lhe contar uma história para dormir e ele se encanta com as aventuras do Capitão Tormenta. Mas, como a história não termina, ele terá que bolar um plano para resolver o impasse.

No livro, o Capitão Tormenta é preso e ele terá que ir junto com seus dois melhores amigos, um ursinho de pelúcia e o bonequinho de madeira Chocolate, salvá-lo. Com isso, ele embarca no avião vermelho e viaja por diversos países conhecendo pessoas e culturas sempre de uma maneira divertida.

Nos importamos com Fernandinho, com Ursinho, Chocolate e até mesmo com o Capitão Tormenta. Embarcamos junto naquele avião e nos deixamos levar por ele e suas descobertas. A aventura acaba sendo nossa também.
A técnica mistura 3D nos cenários e 2D nos props e personagens, criando uma harmonia interessante. No início, parece meio duro, mas depois a animação flui bem, cumprindo o objetivo de contar aquela história da melhor forma possível.
As Aventuras do Avião Vermelho é, então, daqueles filmes que merecia maior destaque de crítica e público, tendo passado quase despercebido em seu lançamento. E que agora pode ser conferido novamente na tela grande no FICI.
Filme visto no FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil - 2015
As Aventuras do Avião Vermelho (2014 / Brasil)
Direção: Frederico Pinto, José Maia
Roteiro: Camila Gonzatto, Emiliano Urbim, Frederico Pinto
Duração: 90 min.