
Caleb é um jovem programador que é escolhido para passar um fim de semana na mansão do seu chefe, o recluso e excêntrico milionário Nathan Bateman. Lá, ele descobre que a visita é um teste, onde ele precisa responder se Nathan conseguiu criar uma inteligência artificial genuína. A robô Ava, no entanto, é também uma jovem sedutora e cheia de artimanhas que poderá conduzir Caleb em caminhos perigosos.
É curioso como Alex Garland vai nos conduzindo nessa ficção científica através do suspense psicológico. A figura exótica de Nathan e sua casa cheia de senhas, a sua auxiliar muda Kyoko, a proposta do teste de Turing, tudo soa estranho, perigoso. Como se a todo momento Caleb pudesse ser pego em uma armadilha. Assim como começamos a desconfiar de tudo ali, de todos, das regras e até mesmo do que seja humano ou robô.

E nessa curva crescente da trama, vamos também criando uma imagem ainda mais assustadora de Nathan à medida em que ele vai revelando suas facetas, como "matar" os instaladores do sistema de alarmes da casa, a relação com Kyoko ou a conversa sobre a sexualidade de Ava. E claro, que nem tudo nos é passado no verbal, vide essa cena da sexualidade onde quem está em primeiro plano é Kyoko, nos dando muito mais informações visuais que as palavras de Nathan.

Pena que diante de todo o complexo mundo e personagens criados, Alex Garland nos traga uma resolução com diversas brechas, clichês e estereótipos que poderiam ser melhor trabalhados. Da maneira que tudo se revela e resolve não fica tão convincente, ou melhor, tão envolvente e satisfatório. Soa incômodo, o que não deixa de ser um ponto positivo, é verdade, mas diante do que foi construído até então, também beira ao tolo.
De qualquer maneira, Ex-Machina: Instinto Artificial é um filme com diversas camadas que nos fazem pensar durante e depois da projeção. Uma repaginada na velha questão da inteligência artificial, busca por se igualar a Deus e os limites da própria inteligência humana.
Ex-Machina: Instinto Artificial (Ex-Machina, 2015 / Reino Unido)
Direção: Alex Garland
Roteiro: Alex Garland
Com: Alicia Vikander, Domhnall Gleeson, Oscar Isaac
Duração: 108 min.