
O Império Contra-Ataca é um filme sem começo nem fim, mas ainda assim completo. Ele começa no meio de uma jornada, após a vitória do primeiro filme, a Aliança Rebelde está escondida em um sistema distante, enquanto o Império os procura. Darth Vader procura especialmente Luke Skywalker e parece obcecado por isso. É aqui que vemos pela primeira vez também o Imperador, ainda que através de um holograma, e ele quer Luke morto ou convertido ao lado negro.

O roteiro do filme assim como o primeiro é construído em etapas. Já começamos com ação no planeta gelado de Hoth, Luke e Solo quase morrem no gelo, o Império ataca e eles precisam fugir, divindo o trio em duas ações paralelas. Vamos acompanhando a saga da Millenium Falcon tentando fugir do Império, enquanto Luke começa o seu treinamento no planeta Dagobah.


O Império Contra-Ataca ainda iria nos reservar experiências intensas na Cidade das Nuvens, com cenas antológicas como o “eu sei”, ou o segredo mais bem guardado da série até então. Foi tanto que a famosa frase, que já virou até música, só foi colocada na montagem final com a voz dublada, na gravação da cena, o ator falou outra coisa. E essa frase muda tudo de fato. Muda nossas expectativas, muda o destino de Luke e de Darth Vader. Muda inclusive, o protagonista da série. E é isso só vamos compreender completamente com a nova trilogia lançada em 1999. Mas, isso fica para o próximo post.
Agora, só nos resta reafirmar que O Império Contra-Ataca é o melhor filme da série até o momento, em emoção, revelações, qualidade técnica e claro, envolvimento, nos deixando na expectativa de como as questões abertas no filme serão de fato resolvidas. Pois tudo o que vemos ao final da projeção são promessas.
Star Wars - O Império Contra-Ataca (Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back, 1980 / EUA)
Direção: Irvin Kershner
Roteiro: Leigh Brackett, Lawrence Kasdan, George Lucas
Com: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, David Prowse
Duração: 124 min.