
Dizem que o metódico cineasta resolveu construir uma sátira a partir do livro "Alerta Vermelho", ao perceber a quantidade de absurdos que envolviam aquela trama. E não é mesmo difícil rir para não chorar de toda aquela insanidade exposta em tela. Um general norte-americano resolve dar um comando de ataque nuclear à União Soviética, acreditando que eles estavam atacando o país. E se tranca em seu quartel, sendo a única comunicação capaz com os aviões, deixando todos à beira de um ataque de nervos pela possibilidade do fim do mundo.

A frase que estampa todos os locais do quartel é "A paz é a nossa profissão". Ironia maior, impossível. E a forma como o general vai piorando a própria situação, na companhia do quase sensato Capitão Lionel Mandrake é incrível. Já no avião, os homens lidam com a situação de cumprir a ordem de iniciar um ataque que pode acabar com o mundo de uma maneira ainda mais irônica. Todos os diálogos ditos através de rádios, quando estão a poucos centímetros uns dos outros, são extremamente inteligentes.

Stanley Kubrick é extremamente cuidadoso em cada detalhe do filme, calculando objetos, cenários e posições de câmera que vão ajudando nessa ironia, não poupando ninguém do humor ácido, vide uma cena de cowboy na parte final do filme. Mas, é justo dizer que Dr. Fantástico não seria esse clássico todo se ele não contasse com o talento do seu elenco, em especial Peter Sellers que dá um show interpretando três personagens diferentes.

Dr. Fantástico é um filme que tenta o tempo todo nos mostrar que aquela Guerra Fria que assombrou o mundo por décadas não tem como ser levada a sério. Principalmente, quando percebemos que comunistas, capitalistas e até nazistas tem mais em comum do que gostariam. Um filme fantástico que não envelhece em sua inteligência apesar de ter um ritmo muito particular da época.
Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb, 1964 / Reino Unido)
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick, Terry Southern, Peter George
Com: Peter Sellers, George C. Scott, Sterling Hayden
Duração: 95 min.