
Evgeny Afineevsky retrata as manifestações que aconteceram na Ucrânia entre 2013 e 2014 que começou como um simples desagrado por não mais pertencer à Europa e terminou como uma luta de vida ou morte pela democracia e estado de liberdade de toda uma nação.

O documentário consegue resgatar imagens e alguns depoimentos para nos dar a dimensão exata daquele período. Da tensão, das perdas, da violência. Mas, acima de tudo, do sentimento cívico daquele povo e sua vontade de não deixar tudo como está, nem aceitar imposições que consideravam injustas.

Mais do que falar da Ucrânia, o filme fala de um estado de espírito humano. Da união e da luta por um mundo melhor. Da não desistência mesmo que ilhados em uma praça e com tantos momentos de sufoco. A forma como a câmera vai em busca de tudo isso, mostrando em diversos ângulos a luta e a resistência, é emocionante.
Ainda que seja relativamente curto, o filme acaba, no entanto, nos cansando. Mas, isso acaba expressando um pouco do cansaço do próprio povo ali, esperando por justiça durante 93 dias. É mesmo para ser cansativo e, com isso, exaltar a força de vontade daquela população.
Um filme necessário que mexe conosco em diversos sentidos.
Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom (Winter on Fire, 2015 / Ucrânia / EUA / Reino Unido)
Direção: Evgeny Afineevsky
Roteiro: Evgeny Afineevsky
Duração: 102 min.