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David Wnendt
Marc-Marvin Israel
Oliver Masucci
Thomas M. Köppl
Ele Está de Volta
Ele Está de Volta
Baseado no livro de Timur Vermes, Ele Está de Volta é um filme assustador. Não que ele seja de terror, não se trata disso. Mas, é uma espécie de resposta ao questionamento do filme A Onda. Mesmo depois do que viveram, a Alemanha poderia cair novamente no conto nazista?
A trama parte de uma premissa sobrenatural em que o próprio Adolf Hitler acorda no ano de 2014 e tenta entender o mundo atual, ao mesmo tempo em que volta a pregar suas ideias segregacionistas de raça pura, Alemanha para os alemães e o povo como matéria-prima. Confundido com um humorista que imita o Führer ele se torna uma espécie de mania nacional. Todos riem e adoram sua imagem, muitos concordam com suas ideias.
O filme é construído como uma espécie de falso documentário, misturando cenas ficcionais com entrevistas nas ruas. Passeando pelo país, Hitler e seu produtor vão gravando as ideias do próprio povo alemão que muito se assemelham com os ideias nazistas propostos por ele no início da década de 1930.
É curioso como poucos contestam, reclamam ou mesmo xingam a figura do ex-comandante. A grande maioria o abraça e quer tirar fotos. Ainda que não levem a sério que aquele seja o próprio Führer renascido, não deixa de ser alarmante a quantidade de pessoas que acha aquilo divertido e até mesmo excitante. Chega a ser ridícula a capacidade de empatia que o personagem tem com o seu povo.
Na televisão, isso não é diferente. Em seu discurso, Hitler reclama da política atual e da programação televisiva que considera ofensiva à inteligência. Constrói seu pensamento e se torna líder de audiência. O filme vai construindo a ironia que é aquilo ao mesmo tempo em que põe em cheque os valores da sociedade. Principalmente, pelo detalhe que irá tirar o Führer da programação em determinado momento.
Mas, mais do que isso, o filme tenta chamar o público à razão com cenas fortes como da senhora judia que reconhece a voz do seu algoz ou em questionamentos que começam a ser feitos no desenrolar da história e nos leva a um final realmente impactante.
Ainda que brinque com a imagem do ditador, chegando a fazer uma paródia da cena de A Queda que viralizou pela internet em diversas versões, Ele Está de Volta tenta construir um alerta sobre ideias e ideologias. Nos livros de História, todos parecem distinguir os erros do passado, mas no dia a dia, muitos parecem não ter introjetado tão bem a lição.
Ele Está de Volta (Er ist wieder da, 2015 / Alemanha)
Direção: David Wnendt
Roteiro: David Wnendt, Mizzi Meyer
Com: Oliver Masucci, Thomas M. Köppl, Marc-Marvin Israel
Duração: 116 min.
Amanda Aouad
Crítica afiliada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Poscom / UFBA) e especialista em Cinema pela UCSal. Roteirista profissional desde 2005, é co-criadora do projeto A Guardiã, além da equipe do Núcleo Anima Bahia sendo roteirista de séries como "Turma da Harmonia", "Bill, o Touro" e "Tadinha". É ainda professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifacs e da Uniceusa. Atualmente, faz parte da diretoria da Abraccine como secretária geral.
Ele Está de Volta
2016-07-01T08:30:00-03:00
Amanda Aouad
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