
A Disney parece mesmo empenhada em regravar em live action suas animações. Desde as mais famosas como Cinderela, Branca de Neve e a esperada A Bela e a Fera, a outras como Mogli, o menino lobo. Assim, chega a vez de Meu Amigo, O Dragão, filme de 1977 que, na verdade, já trazia uma mistura de animação e live action.
O que mais chama a atenção em Meu Amigo, O Dragão é exatamente o clima dos anos 80. Há um certo resgate da inocência perdida, da infância simples, de um melodrama com aventura típico da época. Ainda que tenha um CGI impressionante para a criação do dragão e alguns detalhes técnicos que denunciam a tecnologia atual, a atmosfera do filme parece antiga. E não se trata de uma simples reconstrução de referências como a série Stranger Things, mas de composição estética e temática mesmo.

A estrutura do roteiro é também bastante maniqueísta. De um lado estão Grace (vivida por Bryce Dallas Howard), seu pai (Robert Redford) e a pequena Natalie querendo proteger Pete e seu dragão, do outro, os caçadores implacáveis encabeçados por Gavin (Karl Urban). Criando como plot a simples disputa entre prender para explorar o animal ou deixá-lo em paz e livre.

Mas, acima de tudo, Meu Amigo, O Dragão é um filme sobre amizade. A amizade entre Pete e o dragão é bonita e crível, ainda que seja ele uma fera mitológica. O cuidado que um tem com o outro, a maneira como se divertem, a sensibilidade com que se entendem e são fiéis se importando com a felicidade e bem estar do próximo. Da mesma forma que Pete e Natalie começam também a desenvolver essa amizade mútua.
O filme possui um ritmo divertido seja nas cenas de brincadeiras entre Pete e o dragão, ou seja nas partes de perseguição. Há várias cenas bem orquestradas visualmente, seja na floresta ou na estrada, que nos envolvem durante toda a projeção, ainda que com uma história tão simples e, por vezes, ingênua demais.
Meu Amigo, O Dragão é um filme singelo com ares de Sessão da Tarde dos anos 80. Um filme com a aura da Disney daquela época que pode afastar as crianças de hoje. Ainda assim, é uma obra bonita que traz mais qualidades que defeitos.
Meu Amigo, O Dragão (Pete's Dragon, 2016 / EUA)
Direção: David Lowery
Roteiro: David Lowery, Toby Halbrooks
Com: Bryce Dallas Howard, Robert Redford, Oakes Fegley, Karl Urban, Wes Bentley
Duração: 103 min.