
Dizem que há sempre uma má vontade da crítica em relação à comédia. É um gênero que busca o gosto popular, constrói graça, muitas vezes, com o que é considerado bobo, rebaixando as personagens e construindo situações vexatórias. As mulheres são alvo fácil nesse tipo de produção, com estereótipos bem definidos como a gostosa-objeto-e-burra ou a megera. Trazer quatro mulheres fora dos padrões da mídia como protagonistas e valorizá-las parecia um bom caminho, mas já pelo título, dá para perceber que Gostosas, Lindas e Sexies não foge dos estereótipos da visão masculina sobre a mulher.
É preciso alertar que este texto contém pequenos spoilers, nada que conte o desenrolar da trama, seu final, mas algumas cenas serão citadas para ilustrar o raciocínio. Então, caso queria ir ao cinema sem saber nada, melhor voltar depois para discutirmos, pois esse filme precisa ser analisado, mais do que visto, já que o riso não é algo fácil nele diante de uma estrutura tão problemática e com uma visão tão machista.


A própria história de Beatriz (Carolinie Figueiredo) tem seus absurdos próprios. Apesar de um marido "perfeito", o rapaz encontra sua mulher rastejando no chão de uma boate após ser dopada pelas megeras e não protegida pelas amigas que a deixam fazer o "show'. O rapaz simplesmente aproveita o momento e ainda acorda dizendo que eles transaram como nunca, sendo que a moça nem lembra de nada. Depois ela é assediada no trabalho pelo colega e gosta tanto que tem um caso com ele.

Como se não bastassem todos os problemas de gênero do filme, ele consegue não ter graça. Pode ser a contaminação da observação desses tópicos todos tão polêmicos. Porém, fica complicado rir de uma geladeira brigando com sua dona, por exemplo, ainda mais criando uma voz e trejeitos de gay só porque alguém imaginou que isso seria mais engraçado. Ou achar divertida uma cena de uma mulher amarrada, amordaçada e de olhos vendados com um sequestrador atrapalhado de barriga tanquinho.
Gostosas, Lindas e Sexies é daqueles filmes que você fica se perguntando como ninguém viu que não era uma boa ideia levar essa trama adiante dessa maneira.
Gostosas, Lindas e Sexies (Gostosas, Lindas e Sexies, 2017 / Brasil)
Direção: Ernani Nunes
Roteiro: Vinícius Marquez
Com: Cacau Protásio, Lyv Ziese, Mariana Xavier, Carolinie Figueiredo, Marcos Pasquim, Juliana Alves, André Bankoff
Duração: 90 min.