
Em 2014, os Guardiões da Galáxia foram apresentados nos cinemas. O filme mais divertido e escrachado da Marvel, talvez, por isso, esse segundo esteja sendo tão comparado a Deadpool. James Gunn manteve o humor e o tom de nunca se levar totalmente a sério do primeiro filme. Agora com maior liberdade, já que não precisa mais apresentar suas personagens. E ainda teve tempo para uma emocionante sequência.
Peter Quill, Rocket, Gamora, Drax e o pequeno Groot já começam em ação, que, claro, vem conduzida com muita música. A cena de abertura tem seu impacto por diversos fatores. Eles estão todos lá, juntos. Há uma batalha, mas James Gunn desvia a atenção para o pequeno Groot que fica em primeiro plano dançando, enquanto, ao fundo, vemos flashs da luta. É curioso que trabalha aí também a preocupação do grupo com o "mascote" e as possíveis besteiras que faça, criando uma dinâmica divertida de interrupções da luta para salvá-lo de algo bobo.


Com maior orçamento, a aventura traz também mais efeitos especiais e perseguições pela galáxia que misturam adrenalina com humor. A cena da nave indo até o planeta Ego é um bom exemplo. Ao mesmo tempo em que correm perigo, trazem situações hilárias, equilibrando bem esse gênero de aventura / comédia que os Guardiões pareceram elevar a outro nível, com toques musicais. É curioso como eles trazem a música cada vez mais para dentro do universo ficcional. Não apenas com o walkman de Peter como com som nas naves. E até mesmo uma certa evolução na estrutura que abre novas possibilidades em outros filmes.

Ainda que sem grandes novidades, Guardiões da Galáxia Vol. 2 entra para o hall das boas continuações exatamente por manter o clima que encantou no primeiro e por conseguir aprofundar suas personagens. Isso reforça a sensação de que temos aqui uma aventura engraçada, porém, não tola. Há fundamentos que embasam personagens e tramas conduzindo-os a algum lugar. Nada é simplesmente gratuito. É um universo próprio que nos diverte e envolve.
Não por acaso, temos cinco cenas pós-créditos que acrescentam a esse clima. Não são importantes necessariamente para o desenvolvimento da trama, talvez apenas duas, uma com um gancho e outra com a apresentação do crescimento de certa personagem. São esquetes de humor. E como tais acrescentam ao sentimento de diversão a que o filme se propõe. Não por acaso o cinema estava quase lotado até o último frame.
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Guardians of the Galaxy Vol. 2, 2017 / EUA)
Direção: James Gunn
Roteiro: James Gunn
Com: Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Michael Rooker, Karen Gillan, Kurt Russell
Duração: 136 min.