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Depois Daquela Montanha
Depois Daquela Montanha
É difícil definir Depois Daquela Montanha, filme protagonizado por Idris Elba e Kate Winslet. Não que um filme precise de rótulos, mas é complicado de entender a proposta da obra que utiliza um desastre de avião para desenvolver um melodrama com direito a cachorro e clichês românticos com destaque para um desnecessário clipe de flashbacks em uma cena específica.
A jornalista Alex, personagem de Kate Winslet, é construída como a impulsiva, dificilmente sobreviveria com tanta adversidade, mesmo com o Dr. Ben de Idris Elba bancando o super herói em diversos momentos. Tudo começa com a inconformidade dela em esperar um dia por seu vôo que foi cancelado por uma tempestade. Em vez de se conformar em adiar o casamento, ela tem a ideia de contratar um jatinho para levá-la e convida o doutor que também tem urgência para sair dali.
A partir do acidente, Alex é sempre a voz da imprudência e Ben da ponderação. O filme acaba construindo essa dualidade negativa, ainda que em alguns momentos demonstre que, se ela não fizesse os dois se arriscar, morreriam de frio ali nos destroços do avião. É incômodo ver como o roteiro nos leva à irritação com ela em diversos momentos. Na verdade, entre o medo e a inconsequência, a personagem mais sensata ali é o cachorro, que em determinado momento até comida consegue para a dupla.
Baseado no romance de Charles Martin, o filme consegue nos instigar a acompanhar o drama dos dois cercados por montanhas geladas com poucos recursos e ela ainda com a perna ferida. O frio constante e a falta de perspectiva de como sair dali é bem dosada com pequenos atos de esperança que não nos fazem crer que eles morrerão congelados ou esquecidos.
A fotografia quase sempre coberta pelo branco da neve é bem construída, nos dando a sensação da adversidade da natureza, seja em planos fechados com muitos detalhes de gelo pelo rosto dos dois, ou em planos abertos com as montanhas e sensação de nenhum traço de civilização por perto. Ainda que seja pouco crível que um labrador sobreviva daquele jeito, a presença do cão é bem dosada, criando recursos para ele sumir e reaparecer em diversos momentos, provavelmente facilitando as gravações.
O maior problema é que tudo isso parece desculpa para criar mais uma história de amor. Mesmo que ela esteja noiva, prestes a se casar e ele casado. Cada dificuldade serve para aproximá-los, cada sentimento de medo os torna mais cúmplices. Essa necessidade de romance enfraquece qualquer reflexão sobre vida e morte, superação e todas as consequências que um filme catástrofe aborda.
Ainda que Idris Elba e Kate Winslet sejam extremamente talentosos, há pouco material aqui para que possam trabalhar. É um filme que tem pouco a dizer e pouco a ser dito. Uma pena, pois é sempre bom vê-los em cena.
Depois Daquela Montanha (The Mountain Between Us, 2017 / EUA)
Direção: Hany Abu-Assad
Roteiro: J. Mills Goodloe, Chris Weitz
Com: Idris Elba, Kate Winslet, Beau Bridges, Dermot Mulroney
Duração: 112 min.
Amanda Aouad
Crítica afiliada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Poscom / UFBA) e especialista em Cinema pela UCSal. Roteirista profissional desde 2005, é co-criadora do projeto A Guardiã, além da equipe do Núcleo Anima Bahia sendo roteirista de séries como "Turma da Harmonia", "Bill, o Touro" e "Tadinha". É ainda professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifacs e da Uniceusa. Atualmente, faz parte da diretoria da Abraccine como secretária geral.
Depois Daquela Montanha
2017-11-02T17:42:00-03:00
Amanda Aouad
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