
Filmes sobre mudança de corpo já virou um clichê. Já teve pai trocando com filho, marido com esposa, amigo com amigo, até desconhecido. Mas o anime de Makoto Shinkai tem algumas variações que o tornam especial, principalmente pela delicadeza de sua curva dramática e da reviravolta na parte final.
Your Name estreou no Brasil em streaming e não ganhou título em português. Com o nome original de Kimi no na wa, narra a saga de Mitsuha Miyamizu, uma garota que mora em um pequeno vilarejo no Japão que troca de corpo com o jovem Taki Tachibana, morador de Tokyo. A princípio, ambos acreditam ser um sonho estranho, pois a mudança não é permanente. Eles trocam e destrocam de um dia para o outro, sem explicação aparente.

Mitsuha não gosta de sua rotina, sempre sonhou com a cidade grande, e vivenciar a vida de Taki é especial. A piada com a "cafeteria" por exemplo, demonstra bem isso. Aos poucos, o deslumbramento vai acabando e ela vai compreendendo melhor o que realmente importa. Já Taki, também é modificado pelos rituais do pequeno vilarejo e passa a observar coisas que antes não chamavam sua atenção.

Além da história, Your Name chama a atenção pela técnica de animação. Um traço 2D com cenários e objetos com volume e profundidade que trazem detalhes impressionantes. A composição visual é linda, ainda mais em cenas poéticas como a do cometa ou do local sagrado. As expressões das personagens e a composição de enquadramentos também ajudam a contar a história com maior prazer estético.
Não há nada exatamente novo em Your Name, é possível até trazer algumas comparações com possíveis referências que não serão citadas para não dar spoilers. Mas há um frescor na obra de Makoto Shinkai que nos encanta. É gostoso de acompanhar a trajetória desses dois jovens se descobrindo e descobrindo a si mesmos através desse espelho torto. Um filme que se destaca em diversos aspectos.
Your Name (Kimi no na wa, 2017 / Japão)
Direção: Makoto Shinkai
Roteiro: Makoto Shinkai
Duração: 106 min.