
O refrão da música do ABBA que dá nome ao filme é a tradução perfeita do que esse musical significa. "Mamma Mia! Here We Go Again. My my, how can I resist you?" É uma bobagem, sabemos disso, mas é divertido e a gente não resiste, inclusive de sair cantando as canções chicletes que marcaram época.
A história traz Sophie de volta à ilha onde nasceu para realizar o sonho de sua mãe Donna, já falecida: reabrir o seu hotel naquele local paradisíaco. Em paralelo a isso, o roteiro retorna ao passado para contar como Donna chegou ali e conheceu Sam. Harry e Bill, possíveis pais de Sophie. No mais, tudo é desculpa para o elenco abrir a boca e cantarolar as músicas do grupo sueco, inclusive os primeiros hits do primeiro filme estão de volta, assim como muitas outras músicas pouco conhecidas que preenchem a projeção quase por inteiro.

A ausência de Meryl Streep não é sentida, porque ela parece presente durante toda a projeção. E sua pouca participação acaba sendo marcante, em especial em uma emocionante cena. Lily James, que faz a Donna jovem também consegue trazer muito do espírito da personagem para a tela, preenchendo a ausência da estrela. E, claro, temos a participação especial de Cher, que só não foi melhor porque a divulgação do filme acabou entregando demais as circunstâncias e cenas. Caso fosse uma surpresa, teria mais impacto.

E isso nos faz voltar ao refrão de Mama Mia! Porque é isso que as músicas do ABBA traduzem e também aquelas personagens. Elas simplesmente se deixam levar pelo que a vida lhe oferece. O espírito livre de Donna que cativou aos três jovens. Espírito livre que parece mesmo ser um vírus contagiante desde a cena da formatura, vide a reação dos professores e colegas. O filme é competente ao construir essa mulher como especial em todos os sentidos. Não apenas pela beleza, mas como uma líder, amiga e companheira apaixonante, sendo verossímil que conquiste a todos.
Uma brincadeira, um convite para celebrar a vida, com muita música e um cenário paradisíaco na Grécia. Isso é Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo. Não se pode esperar mais do que o filme se propõe. É se divertir e cantar junto, de novo.
Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo (Mamma Mia! Here We Go Again, 2018 / EUA)
Direção: Ol Parker
Roteiro: Ol Parker
Com: Lily James, Amanda Seyfried, Andy Garcia, Dominic Cooper, Julie Walters, Christine Baranski, Pierce Brosnan, Stellan Skarsgård, Colin Firth, Cher, Meryl Streep
Duração: 114 min.