
O Brasil já investiu mais em filmes infanto-juvenis, mas não deixa de ser uma alegria ver obras singelas como Sobre Rodas, primeiro longa-metragem do diretor e roteirista Mauro D´Addio, que estreia essa semana no país após passar por diversos festivais como o de Toronto de onde saiu vencedor na categoria infantil em 2017.
A trama gira em torno de dois pré-adolescentes com questões especiais. Lucas ficou paraplégico após um acidente e tem que se adaptar à nova vida. Já Laís sonha em conhecer seu pai, que a mãe só chama de “o falecido” e de quem só tem uma foto rasgada com um caminhão.

O roteiro, no entanto, não consegue se sustentar para além disso. Há estereótipos bobos no colégio, por exemplo, como o colega que fica dando em cima de Laís e fazendo pirraça com Lucas. Mesmo a boa dinâmica entre mãe e avó de Laís com o caminhoneiro freguês parece clichê.

De qualquer maneira, a dinâmica entre os dois é boa e a direção consegue nos conduzir de maneira envolvente, com belos planos da estrada e uma experiência estética curiosa do ponto de vista dos dois. Há uma espécie de metáfora nas imagens de estrada de barro e as dificuldades internas dos dois, o que é construído com a montagem em paralelo. Há também cuidado em construir ecos narrativos com algumas situações como a garrafa de refrigerante aberta. Por mais simples que isso pareça, reforça o aprendizado da jornada.
Ainda que não aprofunde seu tema, Sobre Rodas não deixa de ser uma experiência gostosa de acompanhar. Simples e pura, como seus protagonistas. É bom ver o cinema nacional investindo em obras assim.
Sobre Rodas (Sobre Rodas, 2019 / Brasil)
Direção: Mauro D´Addio
Roteiro: Mauro D´Addio
Com: Cauã Martins, Lara Boldorini, Georgina Castro, Arthur Kohl, Simone Lliescu, Vera Barreto Leite
Duração: 72 min.