
Difícil fazer um filme dentro do universo Marvel tão pouco tempo depois de Vingadores Ultimato. Ainda mais do amigo da vizinhança tão inserido em Nova York em suas aventuras. Tirá-lo do seu habitat em uma excursão da escola pela Europa foi um começo e o filme tem outros méritos.
Há uma sensação aqui de ressaca moral após todos os acontecimentos. As regras do jogo parecem ter mudado, e o próprio Nick Fury parece perdido. A iniciativa Vingadores passou por muita coisa, membros se foram e lidar com algumas consequências ainda é difícil.

Ou seja, é um filme do Homem-Aranha, é uma aventura que se organiza e se fecha por si só, mas ao mesmo tempo está completamente envolvida em suas camadas nos filmes anteriores, tendo o Homem de Ferro e seu aparato tecnológico como fio condutor. Não poderia ser diferente, já que nesse universo, o arco do aranha foi todo entrelaçado ao de Tony Stark.
Jon Watts é inteligente também ao se aproveitar do aparato tecnológico e camadas apresentadas por Stark para construir uma estética visual incrível. As batalhas que utilizam a ilusão são criativas e trazem boas referências do universo do Homem Aranha, inclusive do multiverso.

De qualquer maneira, Homem-Aranha: Longe de Casa cumpre seu papel. Busca inovar dentro de um universo já tão explorado, trazendo alguns belos momentos. Emociona ao lidar com as consequências do último filme do grupo e também é inteligente em abrir outras possibilidades não exploradas anteriormente.
É um dos poucos filmes também em que as cenas pós-créditos não são apenas um extra descartável. Uma das cenas abre possibilidades. A outra acaba explicando algumas coisas do que acabamos de ver, tornando o roteiro ainda mais instigante, principalmente em relação a algumas personagens. Pelo visto, a Marvel ainda tem material para muitos e muitos anos no cinema.
Homem-Aranha: Longe de Casa (Spider-Man: Far from Home, 2019 / EUA)
Direção: Jon Watts
Roteiro: Chris McKenna, Erik Sommers
Com: Zendaya, Tom Holland, Angourie Rice, Jake Gyllenhaal, Jon Favreau, Samuel L. Jackson, Marisa Tomei
Duração: 129 min.