Tempo. Maturação, espera, lembranças, saudade. A Metamorfose dos Pássaros, acima de tudo, é isso. Através de memórias de sua própria família, a cineasta Catarina Vasconcelos constrói um drama lírico onde imagens e palavras vão se desenhando e, um ritmo próprio que resignificam símbolos e nos dão uma imersão ímpar aquela história.
A Metamorfose dos Pássaros
Tempo. Maturação, espera, lembranças, saudade. A Metamorfose dos Pássaros, acima de tudo, é isso. Através de memórias de sua própria família, a cineasta Catarina Vasconcelos constrói um drama lírico onde imagens e palavras vão se desenhando e, um ritmo próprio que resignificam símbolos e nos dão uma imersão ímpar aquela história.
Somos embalados pelas vozes over que narram e dialogam entre si. Primeiro ele, Joaquim. Depois ela, Beatriz. E depois seus filhos. Ilustram essas narrativas, imagens como a vista de alto mar, um quadro na parede, um jardim, detalhes de corpos e objetos.
Há pouca dramaturgia em cena. A estrutura poética nos leva mesmo à forma lírica e também ao épico em sua narrativa constante. Isso nos faz refletir e ao mesmo tempo encantar. Ainda que fale de dor, saudade, morte, a trama também fala de amor, de lembranças, de momentos felizes.
No fundo, o que A Metamorfose dos Pássaros nos apresenta é a vida. E tudo que faz aporte dela. A partir de uma situação particular, mas que reverbera na universalidade. Porque traz sensações e sentimentos que nos são familiares de uma forma ou de outra. Conseguimos compreender o que se passa com cada personagem.
A metáfora dos pássaros também traz poesia. Remete a capacidade de voar, desbravar caminhos. Um código em forma de conselho que a mãe tinha com os filhos. E que também pode nos fazer refletir sobre a necessidade de criar asas e não ficar dependente da proteção parental.
A maneira como a escolha das imagens não são apenas ilustrações da narração, mas ajuda a ressignificá-las, é outro ponto positivo da obra. Há um cuidado intencional em cada escolha, acrescenta informações que as falas não dão conta. E por vezes até mesmo a contrata. Nesse ponto a montagem é peça fundamental para a construção do efeito.
A Metamorfose dos Pássaros é uma busca. Um resgate familiar. Uma lembrança saudosa. Mas acima de tudo, uma celebração da vida, com todas as suas imperfeições. Não esqueçamos que somos pássaros. Estamos aqui para voar independente das intempéries do vento.
A Metamorfose dos Pássaros (Portugal, 2020)
Direção: Catarina Vasconcelos
Duração: 101 min.

Amanda Aouad
Crítica afiliada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Poscom / UFBA) e especialista em Cinema pela UCSal. Roteirista profissional desde 2005, é co-criadora do projeto A Guardiã, além da equipe do Núcleo Anima Bahia sendo roteirista de séries como "Turma da Harmonia", "Bill, o Touro" e "Tadinha". É ainda professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifacs e da Uniceusa. Atualmente, faz parte da diretoria da Abraccine como secretária geral.
A Metamorfose dos Pássaros
2020-10-19T09:30:00-03:00
Amanda Aouad
cinema europeu|critica|Festival|OlhardeCinema2020|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
cadastre-se
Inscreva seu email aqui e acompanhe
os filmes do cinema com a gente:
os filmes do cinema com a gente:
No Cinema podcast
anteriores deste site
mais lidos do site
-
O período da pandemia do Covid-19 foi mesmo assustador, inclusive para artistas, que ficaram, a maior parte do tempo, impossibilitados de ...
-
O curta-metragem Anuja (2025) é uma dessas obras que nos surpreendem ao tocar em questões profundas com sutileza e sensibilidade. Dirigido ...
-
Filmes de animação com bichos como protagonistas não são novidade. Em especial pets nas situações mais diversas. A relação dos humanos com ...
-
A cada morte de um papa , o mundo aguarda na praça São Pedro, com olhares ansiosos para a chaminé que lançará uma fumaça preta ou branca ao ...
-
A Baleia (2022), dirigido por Darren Aronofsky , é um filme que se apresenta como um estudo profundo sobre a condição humana, a solidão e ...
-
Antes de mais nada, precisamos nos colocar no contexto do terror psicológico e do drama familiar que A Órfã (2009) apresenta. O suspense, ...
-
Em 1990, Uma Linda Mulher reconfigurou o conto de fadas de Cinderela ao nos apresentar um romance entre uma prostituta e um empresário de ...
-
Wonderland (2024), dirigido por Kim Tae-yong , chegou ao catálogo da Netflix carregado de expectativas. Anunciado anos atrás, seu lançamen...
-
A arte pode nos salvar. Pode parecer uma frase de efeito, mas é a mais pura verdade. Vide o período da pandemia em que filmes , músicas, liv...
-
Dogville é uma obra-prima do cineasta dinamarquês Lars von Trier , lançada em 2003, que não só desafia as convenções do cinema tradicional,...