XVIII Panorama Internacional Coisa de Cinema :: Filme | Cinema | Crítica :: CinePipocaCult

XVIII Panorama Internacional Coisa de Cinema :: Filme | Cinema | Crítica :: CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

XVIII Panorama Internacional Coisa de Cinema

Festival Panorama Coisa de Cinema 2022

"Dezoito edições e a nossa fome de cinema só aumenta". Com esse lema, o Panorama Internacional Coisa de Cinema se apresenta à capital baiana com mais uma edição desse festival que já se tornou tradição local e único grande evento cinematográfico atualmente em atividade na cidade. Uma festa cinematográfica que sempre temos o prazer de conferir e vivenciar. 

Nunca foi fácil, como reforçam os idealizadores Cláudio Marques e Marília Hughes. Com os dois anos de pandemia foi ainda pior, mas o festival se manteve firme, com uma edição online e outra híbrida, retornando agora de forma totalmente presencial. Esse ano, retorna também para a cidade de Cachoeira, no Recôncavo do Estado, com sessões gratuitas no Cine Theatro Cachoeirano. 

Como de costume, o Panorama traz três competitivas de longas e curtas-metragens. Nacional, Baiana e Internacional, além de sessões especiais e o Panorama Brasil que destaca algumas obras que circularam pelos principais festivais do país.

Os homenageados dessa edição são o italiano Pasolini e o baiano Geraldo Sarno. Aparentemente, dois cineastas e pensadores díspares, mas que acabam trazendo diversos pontos em comum no pensamento e preocupações cinematográficas.

A noite de abertura no dia 03 de novembro traz três sessões especiais, um inédito e dois clássicos. Paloma, filme de Marcelo Gomes recentemente premiado no Festival do Rio que traz uma agricultora transexual que sonha casar na igreja. Rainha Diaba, de Antonio Carlos da Fontoura, que traz o saudoso Milton Gonçalves no papel título. E Acossado, filme icônico de Jean-Luc Godard, que marcou o início da Nouvelle Vague Francesa.

Além da exibição dos filmes, o festival conta com oficinas, laboratórios e atrações musicais que retornam ao terraço do Cine Metha Glauber Rocha. Um convite para vivenciar o cinema e o movimento cultural em geral da cidade de 03 a 09 de novembro de 2022. Bom festival para todos e todas. 


Competitiva Nacional

25 filmes foram selecionados para competitiva Nacional, sendo oito longas e dezessete curtas. Destaque para Regra 34 de Julia Murat que venceu o festival Locarno. E para os filmes baianos Cidade Porto de Bernard Attal e Mugunzá de Ary Rosa e Glenda Nicácio. 




Competitiva Baiana

Já a competitiva baiana vem com também com 25 filmes, porém apenas quatro longas e vinte e um curtas. A maioria é composta por documentários, porém tem também ficção, animação e vídeos experimentais, sendo uma competitiva mais diversa que demonstra que o cinema baiano se renova a cada edição. 


 

Para maiores informações, confiram o site oficial do Panorama.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.