Home
comedia
critica
John Canada Terrell
Joie Lee
romance
Spike Lee
Tommy Redmond Hicks
Tracy Camilla Johns
Ela Quer Tudo
Ela Quer Tudo
Ela Quer Tudo (1986) é o primeiro longa-metragem do aclamado diretor Spike Lee, ainda antes de sua consagração com o icônico Faça a Coisa Certa (1989). Com uma abordagem ousada e inovadora, o filme cativou espectadores ao trazer à tela a personagem Nola Darling, interpretada brilhantemente por Tracy Camilla Johns, em uma narrativa que explora amores, desejos e a busca pelo empoderamento feminino. Filmado em preto e branco, Ela Quer Tudo pode ser considerada uma obra visionária, evidenciando o talento de Lee como diretor e seu impacto no cinema.
Ela Quer Tudo (1986) conta a história de Nola Darling (Tracy Camilla Johns), uma jovem mulher novaiorquina que vive seus dias explorando seus desejos sexuais e românticos. Dividindo-se entre três amantes, o comum Jamie (Tommy Redmond Hicks), o rico e atraente Greer (John Canada Terrell) e o brincalhão Mars (Spike Lee), Nola desafia as convenções sociais ao afirmar que não é "mulher de um homem só". O filme acompanha as interações e os dilemas de Nola com seus amantes, explorando as dinâmicas de poder, as expectativas sociais e a busca pela própria identidade e realização.
A escolha do preto e branco pela cinematografia de Ernest Dickerson é um elemento distintivo de Ela Quer Tudo. Essa estética singular cria uma atmosfera única, que remete tanto ao cinema europeu alternativo quanto à estética da Nova Hollywood, mesclada com a autenticidade dos guetos nova-iorquinos. O contraste e a textura proporcionados pelo preto e branco realçam a intensidade das emoções vivenciadas pelos personagens e a complexidade dos relacionamentos abordados.
A atuação de Tracy Camilla Johns como Nola Darling é uma das grandes forças do filme. Sua presença magnética em cena traz à vida uma personagem empoderada, que desafia as convenções sociais e busca sua própria realização. Johns oferece uma performance corajosa e autêntica, capturando a essência de Nola com sua entrega visceral e presença marcante. Ela equilibra habilmente a vulnerabilidade e a força, tornando Nola uma personagem cativante e multifacetada.
A direção de Spike Lee em Ela Quer Tudo é uma verdadeira demonstração de seu talento e visão artística. Lee não apenas utiliza técnicas de quebra da quarta parede e metalinguagem para envolver o espectador, mas também cria uma narrativa rica em simbolismo e nuances. Através de uma abordagem em ritmo de ensaio, ele desconstrói estereótipos masculinos e questiona a ideia de masculinidade resolvida, apresentando os pretendentes e amantes de Nola como personagens imaturos e inseguros.
Um dos momentos mais marcantes do filme é a sequência em que cada amante de Nola tem a oportunidade de se expressar diretamente para a câmera. Essa quebra na narrativa convencional permite um retrato mais profundo de cada personagem, explorando suas motivações, desejos e conflitos internos. Através dessa abordagem, Spike Lee revela as fragilidades dos homens que orbitam em torno de Nola, desconstruindo o mito do machão heterossexual bem resolvido.
Ela Quer Tudo (1986) é uma obra atemporal que solidificou a reputação de Spike Lee como um diretor vanguardista e provocador. A ousadia estética do filme, com sua fotografia em preto e branco e a quebra da quarta parede, somada às atuações brilhantes, especialmente de Tracy Camilla Johns, resulta em uma experiência cinematográfica envolvente. Ela Quer Tudo permanece como uma peça fundamental na filmografia de Spike Lee, uma expressão corajosa de sua arte e uma inspiração para futuras gerações de cineastas. A atualidade do discurso e a relevância da temática do empoderamento feminino presente na narrativa levou ao lançamento de uma série derivada do filme, lançada em 2017 pela Netflix.
Ela Quer Tudo (She's gotta have it – 1986, EUA)
Direção: Spike Lee
Roteiro: Spike Lee
Com: Joie Lee, Tracy Camilla Johns, Tommy Redmond Hicks, John Canada Terrell, Spike Lee
Duração: 90 min.
Ari Cabral
Bacharel em Publicidade e Propaganda, profissional desde 2000, especialista em tratamento de imagem e direção de arte. Com experiência também em redes sociais, edição de vídeo e animação, fez ainda um curso de crítica cinematográfica ministrado por Pablo Villaça. Cinéfilo, aprendeu a ser notívago assistindo TV de madrugada, o único espaço para filmes legendados na TV aberta.
Ela Quer Tudo
2023-08-07T08:30:00-03:00
Ari Cabral
comedia|critica|John Canada Terrell|Joie Lee|romance|Spike Lee|Tommy Redmond Hicks|Tracy Camilla Johns|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
cadastre-se
Inscreva seu email aqui e acompanhe
os filmes do cinema com a gente:
os filmes do cinema com a gente:
No Cinema podcast
anteriores deste site
mais populares do site
-
Na próxima semana,estreia o filme O Vendedor de Passados , do diretor Lula Buarque de Hollanda , estrelado por Lázaro Ramos . Conhecido por...
-
Agora Seremos Felizes (1944), ou Meet Me in St. Louis , de Vincente Minnelli , é um dos marcos do cinema americano da década de 1940 e exe...
-
Poucos filmes conseguem capturar com tanta autenticidade o espírito da juventude dos anos 80 quanto Os Goonies . Dirigido por Richard Donn...
-
Em cartaz nos cinemas com o filme Retrato de um Certo Oriente , Marcelo Gomes trouxe à abertura do 57º Festival do Cinema Brasileiro uma ...
-
O 57º Festival de Brasília destacou-se pela sua pluralidade de vozes e olhares, revelando um cinema brasileiro em constante transformação....
-
Uma Invenção de Natal (2020) é um filme natalino de David E. Talbert que vai muito além do tradicional conto de Natal . Com esta obra, Tal...
-
Clint Eastwood me conquistou aos poucos. Ele sabe como construir um filme que emociona e, agora, parece ter escolhido Matt Damon como seu ...
-
Fui ao cinema sem grandes pretensões. Não esperava um novo Matrix, nem mesmo um grande filme de ação. Difícil definir Gamer, que recebeu du...
-
Cinema Sherlock Homes O filme de destaque atualmente é esta releitura do clássico do mistério pelas mãos de Guy Ritchie. O ex de Madonna p...