Evidências do Amor :: Filme | Cinema | Crítica :: CinePipocaCult

Evidências do Amor :: Filme | Cinema | Crítica :: CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Evidências do Amor

Evidências do Amor - filme

Histórias de amor são sempre clichês, mas ao mesmo tempo, trazem um frescor da primeira vez. Pegando carona em uma das músicas mais cantadas e reproduzidas no Brasil, Pedro Antonio Paes constrói uma comédia romântica deliciosa que traz Fábio Porchat e Sandy Leah como o casal mais improvável que aprenderíamos a torcer.

Evidências do Amor - filme
Um casal se separa e tem a oportunidade de voltar no tempo revendo os momentos marcantes do relacionamento para refletir sobre a relação. A ideia não é nova. Inclusive o filme brasileiro O Homem do Futuro já explorou isso de maneira também divertida. E o clássico moderno Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças foi capaz de construir um drama existencial potente com a mesma premissa.

O ponto original de Evidências do Amor é construir isso a partir da música de José Augusto que marcou e marca gerações, em especial no karaokê. Aliás, o fato do filme destacar o verdadeiro autor da música, e não seus mais famosos intérpretes, Chitãozinho e Xororó é um ponto também a destacar do filme, fazendo uma homenagem e justiça ao compositor.

Evidências do Amor - filme
O fato é que nessa loucura de dizer que não se querem, Marco Antônio e Laura viverão sua história de amor de maneira peculiar. O roteiro do próprio diretor com Luanna Guimarães é hábil em construir o fio narrativo não linear a cada viagem ao passado de Marco, nos dando a dimensão exata do que aconteceu com eles.

Muito do filme se sustenta no talento de Fábio Porchat, é verdade. O ator consegue construir com naturalidade a surreal situação que é viajar ao passado sempre que ouve a música, construindo as situações mais divertidas. A dobradinha com Evelyn Castro ampliam a graça, nos ajudando a embarcar na brincadeira de maneira mais natural.

A direção acompanha o timing cômico do ator, construindo uma trama leve, mas também com possibilidade para reflexões profundas sobre relacionamentos. Olhar o outro, entender o que está acontecendo, ter a sensibilidade para refletir sobre seus erros e sentimentos da outra pessoa, são coisas que parecem simples, mas que muitos são incapazes de perceber.

Evidências do Amor pode não ser um clássico, como a música de José Augusto, mas é divertido, emocionante e clichê como ela. Afinal, toda história de amor tem um pouco de todas as outras e nem por isso deixa de ser original e envolvente.


Evidências do Amor (2024, Brasil)
Direção: Pedro Antônio Paes
Roteiro: Pedro Antônio Paes, Luanna Guimarães
Com: Fábio Porchat, Sandy Leah, Evelyn Castro, Larissa Luz
Duração: 105 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.