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Encontro Marcado
Encontro Marcado
Encontro Marcado (1998), dirigido por Martin Brest, é um filme que provoca sentimentos ambíguos. Com uma narrativa que entrelaça romance e uma exploração sobre o que significa estar vivo e como as relações moldam nossas vidas. O longa segue William Parrish (Anthony Hopkins), um magnata que, às vésperas de seu aniversário de 65 anos, é visitado por Joe Black (Brad Pitt), uma encarnação da Morte disfarçada de um jovem atraente.
O roteiro nos apresenta uma premissa fascinante: a Morte, cansada de sua função eterna, decide experimentar a vida humana. Esse conceito, por si só, é suficientemente poderoso para sustentar a narrativa, mas o filme se expande em várias direções, buscando capturar tanto a essência da vida quanto os dilemas existenciais que surgem quando a Morte se torna uma presença tangível. No entanto, essa ambição resulta em um tempo de execução excessivo, com uma duração de três horas que, em alguns momentos, pesa sobre o ritmo do filme.
As atuações são um dos pontos altos de Encontro Marcado. Anthony Hopkins, como o bilionário William Parrish, entrega uma performance refinada e comovente. Hopkins captura com maestria a complexidade de um homem que, ao se confrontar com a Morte, reflete sobre as escolhas e os amores que marcaram sua vida. Brad Pitt, por outro lado, enfrenta o desafio de interpretar a Morte em uma forma humana. Sua atuação, que poderia facilmente ter tangenciado o exagero, é surpreendentemente contida, imbuindo Joe Black com uma mistura de curiosidade infantil e serenidade desconcertante. Claire Forlani, como Susan, a filha de William, também se destaca, trazendo vulnerabilidade e graça ao papel de uma mulher dividida entre o amor e a intuição de que algo está profundamente errado com o homem por quem se apaixonou.
Martin Brest, conhecido por sucessos como Perfume de Mulher, demonstra uma direção segura, ainda que conservadora. Ele opta por um estilo visual elegante, complementado pela fotografia suave e pelos cenários luxuosos que refletem a riqueza e a grandiosidade do mundo de William Parrish. No entanto, essa abordagem também limita o filme em alguns aspectos. O ritmo, em particular, sofre com a falta de dinamismo, e algumas cenas parecem se arrastar, prejudicando a tensão dramática.
Um dos momentos mais memoráveis do filme ocorre quando Joe Black e Susan compartilham uma despedida silenciosa e cheia de significados. Nesta cena, a habilidade de Brest em dirigir sem palavras brilha, permitindo que os olhares e gestos dos atores transmitam a profundidade de suas emoções. É uma cena que, apesar da longa duração do filme, permanece poderosa.
Encontro Marcado é também notável pela sua trilha sonora, composta por Thomas Newman, que amplifica o tom melancólico e contemplativo do filme. A música é um elemento crucial na construção da atmosfera, ajudando a elevar cenas que poderiam facilmente ter se perdido na monotonia.
Contudo, a narrativa, por vezes, se perde em clichês e subtramas desnecessárias, como a rivalidade empresarial que surge entre William Parrish e seu braço direito, Drew (Jake Weber). Esses desvios tiram o foco do tema central e contribuem para a sensação de que o filme poderia ter sido mais enxuto e impactante.
Encontro Marcado é um filme que, apesar de seus excessos, consegue tocar em questões universais sobre a vida e a morte. É uma obra que nos desafia a refletir sobre o que realmente importa na vida, mesmo que essa reflexão seja, às vezes, interrompida por uma execução que nem sempre corresponde à grandeza de suas ideias. Ainda assim, para aqueles dispostos a embarcar nessa longa jornada cinematográfica, há recompensas a serem encontradas nas performances, na direção e nas reflexões que o filme propõe. Não me arrependi.
Encontro Marcado (Meet Joe Black, 1998 / EUA)
Direção: Martin Brest
Roteiro: Kevin Wade
Com: Brad Pitt, Anthony Hopkins, Claire Forlani, Jeffrey Tambor, Jake Weber
Duração: 178 min.
Ari Cabral
Bacharel em Publicidade e Propaganda, profissional desde 2000, especialista em tratamento de imagem e direção de arte. Com experiência também em redes sociais, edição de vídeo e animação, fez ainda um curso de crítica cinematográfica ministrado por Pablo Villaça. Cinéfilo, aprendeu a ser notívago assistindo TV de madrugada, o único espaço para filmes legendados na TV aberta.
Encontro Marcado
2024-10-14T08:30:00-03:00
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