Ela (EUA, 2013)
Direção: Spike Jonze
Um Sistema Operacional com inteligência artificial que se torna a melhor amiga e depois namorada de seu usuário, o solitário escritor Theodore.
Thomas: Bonito, realmente bonito. Um filme que nos mostra como estamos nos relacionando mais com as máquinas que com outros seres ao nosso redor. Parece mesmo que não estamos mais conseguindo viver live action.
Philomena (Reino Unido/EUA/França, 2013)
Direção: Stephen Frears
Baseado em uma história real, mostra a busca de um jornalista para descobrir o paradeiro do filho de uma senhora irlandesa que, mãe solteira, teve que doá-lo à Igreja e esta vendeu a um casal nos Estados Unidos.
Thomas: Taí, gostei. Um melodrama que não cai no piegas e nos mostra uma relação difícil entre duas pessoas tão distintas como um jornalista ateu e uma ingênua crente. É bonita a forma como é construída a jornada de busca e reconhecimento de ambos.
Caçadores de obras-primas (EUA, 2013)
Direção: George Clooney
Grupo especial é montado no exército norte-americano para resgatar e devolver as obras de arte roubadas por Hitler durante a segunda guerra mundial.
Thomas: A ideia é bacana, mas a execução deixou muito a desejar. E é impressionante como mesmo com o nazismo em plena atividade, os americanos arrumam um jeito de colocar o russo como vilão.
Outras Estreias:
Nebraska (EUA, 2013)
Direção: Alexander Payne
Direção: Chris Buck e Jennifer Lee
A trama conta a história das irmãs Elsa e Anna. Quando a primeira descobre que seu divertido poder de neve pode ser perigoso, a história da família real é traçada e ainda irá trazer muitos problemas ao reino. Mas, é também uma oportunidade para uma aventura e a constatação de que o amor ainda tem força nesse mundo.
Thomas: Confesso que meus olhos ficaram suados. Pode parecer nonsense, mas adoro também musicais, com o povo cantando e dançando por tudo. E aqui, há criatividade também nos números. Ah, e até que Porchat ficou bem de boneco de neve.
O Lobo de Wall Street (EUA / 2013)
Direção: Martin Scorsese
Baseado na autobiografia de Jordan Belfort, o filme mostra sua ascensão e queda no mundo de negócios, falcatruas e excesso de Wall Street.
Thomas: Tem maluco pra tudo, e quando vi o povo rindo no cinema, esperei que a plateia também se levantasse e batesse no peito o mantra ensinado por Matthew McConaughey no início do filme. Grande Martin Scorsese, traduziu bem o nosso tempo.
Gravidade (EUA / 2013)
Direção: Alfonso Cuaron
Sim, graças ao Oscar, o filme retornou aos cinemas, então, quem ainda não viu, não perca a oportunidade de presenciar o melhor dele que é na tela grande.
Thomas: Dá pra se sentir no espaço junto com Sandra Bullock. Impressionante a imersão que presenciamos junto com ela. Quero rever.
A Menina Que Roubava Livros (EUA, 2013)
Direção: Brian Percival
Baseado no romance homônimo de Markus Zusak. Narrado pela morte, ele nos mostra a história da menina Liesel, que vai morar com um casal de alemães em plena Alemanha Nazista e vê nas histórias uma forma de escapar da realidade dura.
Thomas: Veja só, esse negócio de morte narrando história é estranho. Mas, gostei da maioria das colocações do nosso ilustre narrador. Só não entendi porque narrador, sempre achei que a morte fosse mulher. Só acho que tem chororô demais na parte final do filme, tudo feito pra gente se emocionar.
Classificação: 1 - Péssimo, 2 - Regular, 3 - Bom, 4 - Muito Bom, 5 - Excelente.