
O filme começa muito bem. Ouvimos sons e depois vão surgindo imagens que nos mostram um jovem subindo em uma caixa até encontrar no topo garotos de diversas idades que o recepcionam de maneira pouco amistosa. Ele não entende onde está, não lembra o seu nome e muito menos o que tem que fazer. Aos poucos, ele vai sendo informado que está em uma clareira, cercada por um labirinto e que existem regras para o bom convívio em sociedade, mas, claro, ele vai questionar a maioria delas.

Sobreviver, aliás, é a questão-chave da trama. Até Thomas chegar, eles sobreviviam relativamente bem. Seguiam regras, dividiam funções bem definidas e respeitavam o labirinto e suas condições. Mas, Thomas mostra que sobreviver não é o suficiente. É preciso ir além, buscar uma solução para aquilo, correr para a liberdade ou morrer tentando. Isso é que mexe com as estruturas locais e, claro, cria os inimigos também clichês como um dos líderes que implica com Thomas e o persegue desde o início. Enquanto outros o acolhem e começam a gostar de suas atitudes.


A questão dos verdugos também é questionável. Monstros meio biológicos e meio metálicos, que passeiam pelo labirinto à noite, e durante o dia ficam presos. Mas, a explicação posterior sobre o que significa tudo aquilo, acaba justificando-os de alguma forma. A questão é que todo o universo soa pouco crível em diversos aspectos. E por isso, a trama cai quando vamos descobrindo os motivos. De qualquer maneira, o gancho final nos deixa novamente curiosos com o que vem por aí.
Maze Runner - Correr ou Morrer cumpre, então, seu principal objetivo. Apresenta uma nova série adolescente e nos deixa curiosos em relação a ela. Há tensão, ação, emoção e alguma diversão em tela. E no final, ficamos nos perguntando, afinal, se CRUEL é mesmo bom e o que nos aguarda no restante da saga.
Maze Runner - Correr ou Morrer (The Maze Runner, 2014 / EUA)
Direção: Wes Ball
Roteiro: Noah Oppenheim, Grant Pierce Myers e T.S. Nowlin
Com: Dylan O'Brien, Will Poulter, Thomas Brodie-Sangster, Kaya Scodelario, Blake Cooper e Aml Ameen
Duração: 113 min.