
Harry Potter é um fenômeno mundial, não há dúvidas. A própria literatura infanto-juvenil foi bastante modificada após seu lançamento. Diversas novas sagas surgiram, assim como filmes baseados neles. E no ano em que J.K. Rowling lança o oitavo livro do bruxo, o cinema volta a se render a esse universo, mas não exatamente com os mesmos protagonistas.
Os fãs da série sabem bem que "Animais Fantásticos e Onde Habitam" é o nome do livro que Harry e sua turma estudam em Hogwarts escrito por Newt Scamander. Pois bem, a nova série de filmes (a Warner já anunciou que serão cinco) é sobre o autor do livro e suas aventuras pelo mundo, estudando animais exóticos, enquanto o movimento do maligno bruxo Gellert Grindelwald começa a crescer.

Na trama, Newt Scamander chega a Nova York com uma mala cheia de animais estranhos e um objetivo que será revelado mais à frente. Já na chegada, alguns animais se soltam e ele acaba envolvendo um "não-maj" e uma bruxa na confusão. Cabe agora a ele conseguir capturá-los ao mesmo tempo em que acontecimentos estranhos acontecem na cidade que pode ameaçar todo o mundo bruxo.
Apesar de todos os protagonistas serem adultos, ao contrário da Saga original, o enredo não é tão denso quanto poderia. O clima lembra mais os primeiros filmes de Harry Potter, quando os obstáculos são simples e o mal é até ingênuo ainda. Muito diferente do que vemos a partir de O Cálice de Fogo, por exemplo. Isso não chega a ser ruim, mas acaba não demonstrando um potencial tão grande ainda para emoções mais intensas.

Porém, apesar da simplória história contada, do frágil protagonista e de um vilão ainda em construção, Animais Fantásticos e Onde Habitam é um filme extremamente divertido e envolvente. A magia consegue de fato invadir a tela e o ritmo melhora muito quando o mundo mágico se desnuda a nossos olhos. Os efeitos especiais são incríveis, nos apresentando animais e habitats encantadores. Encanta aos olhos não apenas dos fãs da antiga saga como a de novos olhares curiosos.
O filme consegue ainda trazer mensagens de tolerância e de respeito a minorias, assim como o combate ao preconceito que podem render ainda ótimas discussões e tramas. Sem falar na trama do movimento de Gellert Grindelwald, que ouvimos rumores na Saga Original e promete ter fôlego para muitas histórias ainda.
O que importa mesmo é que o mundo mágico invade a tela e novamente consegue envolver e encantar com suas possibilidades diversas criando um belo entretenimento. Um filme divertido que promete satisfazer fãs da Saga e espectadores avulsos.
Animais Fantásticos e Onde Habitam (Fantastic Beasts and Where to Find Them, 2016 / Reino Unido / EUA)
Direção: David Yates
Roteiro: J.K. Rowling
Com: Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Alison Sudol, Colin Farrell, Johnny Depp
Duração: 133 min.